18 de mayo de 2011

Assembléia dos Bichos

Ivana Oliveira, 14 de maio de 2011.



Era um tal de muu muuu, quá quá, cococó... Aqui, ali e acolá. E depois de algumas horas entre mugidos, grasnidos, cacarejos, relinchos e roncos, acontecia que na granja estava toda a bicharada convocada e comparecida para uma tal assembléia que em pratos limpos a situação colocaria.

De um lado vinha o Seu Galo de crista baixa, todo ofendido, reclamando que a fama de brigão que ganhara era apenas um mal-entendido.

Em seguida veio a sua esposa aprumando asinha, dizendo ser injusto o dito que quem é lelé da cuca tem cérebro de galinha.

E a amiga Dona Vaca foi logo se defendendo:

– Se dou leite de graça por que tanta gente chama o avarento de mão-de-vaca?

E num zurrado desgovernado gritou o Seu Burro muito irritado:

– Se tão belas manobras posso fazer e transporto cargas com tanto cuidado, por que dizem o meu nome a quem não é estudado?

– Pois é, companheiro! – disse outro quadrúpede, relinchando elegante. – Dizem tanta coisa injusta! Veja só o meu caso, mesmo eu sendo de fino trato, ao indivíduo grosseiro lhe dão o nome de cavalo!

– Eu também me queixo muito – disse o Seu Porco indignado – Pois tomo banho o dia inteiro e ainda falam pelos cotovelos que porco não tem asseio!

Logo chegou o Seu Pato com seu andar peculiar e foi logo resmungando a dupla fama, pois se pato é sinônimo de malandro para uns para outros é otário.

E o zunzunzum continuava... Até que se ouviu outra queixa, era o Senhor Sapo que de lá do lago coaxava:

– Canto bem que é uma beleza e sou famoso na literatura por ser beijado por uma princesa, mas ser sapo virou sinônimo de feiúra!

– Quanto a isso, meus amigos, eu não sofro preconceito, pois a fama a mim prestada faz jus à minha figura. Pois ao cara bonitão, ri-se as moças de plantão dizendo: “Uau, que gato!”

Enquanto o gato se exibia lambendo as patas todo prosa, latiu o cão de zombaria, dizendo que a fama que dele conhecia era outra história.

– Há gatos e gatos, minha gente! Dizem que à noite todos são pardos, pura balela! Pois esse gato que lhes fala é um gato de panela!

O comentário ao gato enfureceu e ele foi logo afiando as garras...

–Ora, procure o seu lugar. Isso aqui é coisa séria! Você se acha valentão e se diz melhor amigo do homem. Mas todo mundo se queixa que está difícil viver nesse mundo cão... e se ainda faz muxoxo, lembre-se que ninguém quer levar vida de cachorro!

Era uma zoada danada, ninguém mais se entendia. Todo mundo de algo tinha protestado, mas a nenhuma solução chegou porque a assembléia acabou numa briga de cão e gato!

No hay comentarios.:

Publicar un comentario